TIRE SUAS DÚVIDAS ivc/institucional/relacionamento com o mercado

A associação ao IVC é obrigatória?

Não. A associação é espontânea e está condicionada ao fato da empresa candidata atender aos procedimentos especificados nas Normas Técnicas do IVC e ao interesse em demonstrar com credibilidade as informações utilizadas para a comercialização de espaço publicitário.


Somente Editoras podem associar-se ao IVC?

Não. Qualquer empresa pode associar-se desde que não tenha impedimentos legais e se enquadre em uma das seguintes categorias: Anunciante, Agência de Propaganda, Editor ou Assinante. Nesta última categoria poderão requerer a associação empresas de consultoria, empresas de pesquisa, indústrias de papel e celulose, representantes comerciais, assessorias de comunicação e de clipping, companhias de TV, agências de notícias, distribuidores e quaisquer tipos de fornecedores de mídia.


Como faço para auditar um website? E quais as métricas fornecidas?

O IVC faz a auditora de websites através da instalação de uma tag desenvolvida propriamente para este serviço, e que deve ser colocada no site que será auditado. As métricas aferidas são Unique Browser, Visits e Page Impressions. Também fornecemos dados adicionais de geolocalização e dayparts. A publicação dos resultados é semanal e mensal (consolidado do mês). Como valor agregado, o site auditado será disponibilizado para centenas de agências de propaganda em todo o Brasil, associadas ao IVC.


Quanto custa auditar um website?

O custo varia conforme o tamanho do site. O critério utilizado para dimensionar esse tamanho é o número de Page Impressions/mês. A cobrança só se iniciará após a instalação da tag (e para isso, haverá suporte de nossa equipe) e aferição do 1º mês de dados. A tabela de valores está disponível no site do IVC. Para iniciar seu processo de afiliação preencha o formulário aqui


O IVC audita eventos? Como funciona?

Sim. A auditoria analisa registros e documentos pré e pós evento. Durante o evento, o auditor do IVC também acompanha o processo.


Quais são os tipos de eventos que posso auditar? Somente pagos ou gratuitos também?

É possível auditar eventos empresariais, de consumo, técnico, científico, cultural, social e até mesmo Webinar. Os eventos podem ser pagos ou gratuitos, desde que os registros e processos permitam a identificação dos visitantes.


Qual o custo para auditar um evento?

É cobrado um valor fixo por evento que pode ser consultado no site do IVC. Para associados do IVC em outras plataformas, consulte condições especiais.


Quais são as principais vantagens para um veículo, agência de propaganda ou anunciante se associar ao IVC?

O IVC é referência na auditoria de métricas de comunicação - um trabalho que abrange a aferição de circulação, distribuição, métricas digitais, além do número e qualificação de participantes em eventos. A auditoria do IVC para o veículo significa ter o reconhecimento das agências de propaganda e de grandes anunciantes, que desenvolvem os seus planejamentos de mídia e verificam audiências utilizando as informações do nosso banco de dados. Por meio do selo do IVC, editores e produtores de eventos demonstram a credibilidade dos seus dados, ao mesmo tempo em que permitem aos anunciantes obter critérios de comparações dentro de um padrão comum.


Existe um limite mínimo de circulação / distribuição para um editor filiar o seu produto ao IVC?

Não existe quantidade mínima de exemplares para filiar-se. O que conta é o interesse da empresa em mostrar com transparência a sua real circulação / distribuição para o mercado. Por exemplo, existem publicações auditadas com circulação / distribuição na faixa abaixo de 1.000 exemplares.


Que tipo de distorções podem ocorrer em um veículo não auditado?

É difícil precisar, pois depende da mídia e das práticas adotadas. O IVC é uma entidade isenta e tripartite, que audita de forma independente as informações prestadas por terceiros. No caso da mídia digital, por exemplo, sabemos que o mercado já encontra dificuldades com o aparecimento de robôs criados para levantar os números de audiência de sites. Uma auditoria realizada pelo IVC pode detectar esse tipo de distorção nos dados de audiência, bem como a duplicidade de informações que podem surgir. O IVC funciona como um selo de garantia de que os dados informados por aquele veículo estão corretos.


Existe um prazo determinado para permanecer associado?

Não. A associação é por tempo indeterminado. Porém, a partir do momento em que acontecer a desfiliação, a nova associação não poderá ocorrer antes de se completar um ano da oficialização deste desligamento.


No caso de revistas e jornais, o IVC também faz auditoria de tiragem?

O foco da nossa auditoria no meio impresso são as métricas de circulação das publicações. Por isso, sempre auditamos as circulações e, com o objetivo de aprofundar as conclusões, também verificamos as tiragens dentro do mesmo escopo de trabalho. Da mesma maneira, não existe a possibilidade do IVC auditar apenas a tiragem, pois também verificamos todos os documentos e controles necessários para comprovar a circulação.


O IVC também audita campanhas de mídia display na web?

Sim. Para saber como solicitar um trabalho ad-hoc, entre em contato com o IVC através dos telefones (11) 3287-0028 ou 3287-0042.


Uma publicação de distribuição exclusivamente gratuita pode filiar-se ao IVC?

Sim. Se for uma publicação com um mailing que atenda aos requisitos das Normas Técnicas do IVC, então poderemos avaliar as possibilidades de filiá-la como Circulação Controlada de Conteúdo Dirigido (profissional ou afinidade). Caso contrário, ainda existe a possibilidade de enquadrá-la na categoria denominada Circulação Controlada de Conteúdo Variado, que inclui as publicações cujos exemplares são distribuídos gratuitamente às pessoas que manifestaram individual e explicitamente o desejo de recebê-los por tempo determinado (o leitor assina um pedido confirmando o seu interesse em receber a publicação num endereço especificado). Complementando, auditamos também as publicações distribuídas gratuitamente por promotores em pontos localizados em logradouros ou em ambientes fechados, e também dispostas em suportes para retirada espontânea por pessoas em locais de acesso restrito, também poderão ser filiadas.


Existem penalidades para quem informa números que não correspondem à realidade?

Sim. Se houver divergências acima de 4% entre os dados informados pelo editor e os constatados nas auditorias periódicas, o veículo receberá pontuação de acordo com o percentual da divergência, conforme estabelecido nas Normas Técnicas do IVC.


O IVC vende os dados de circulação, eventos e métrica digitais?

Não. Para obter os dados, a empresa terá que se associar a uma das categorias já mencionadas nesta página.


O IVC é subsidiado pelo governo?

Não. O IVC é uma entidade civil sem fins lucrativos e é mantido através das mensalidades pagas pelas empresas associadas.


Empresas estrangeiras podem associar-se ao IVC?

Sim. Desde que atendam aos Estatutos Sociais do IVC e se enquadrem em uma das categorias de associação: Editores, Agências de Propaganda, Anunciantes e Assinantes.


Quais os critérios estabelecidos pelo IVC para que edições digitais sejam auditadas?

O IVC desenvolveu procedimentos para auditar a circulação de edições digitais, tendo como pré-requisito o formato de distribuição da mesma. O IVC considera edição digital uma versão similar da publicação impressa que foi distribuída eletronicamente. Os atuais critérios foram definidos após criação de um grupo de trabalho que estudou as experiências de outros países (principalmente, Inglaterra e Suíça). Também estabelecemos que não existem números mínimos de exemplares ou de circulação para ter a nossa auditoria.


Como o IVC realiza a auditoria de edição digital?

Para fazer a aferição deste novo serviço, o Instituto leva em consideração os documentos impressos e eletrônicos necessários para comprovar a existência da edição e a semelhança entre as duas. O IVC verifica ainda o pagamento dos exemplares e os dados cadastrais dos clientes. Em síntese, é necessário que exista a publicação impressa, que a digital seja uma versão similar desta primeira e que o editor tenha meios de demonstrar os pagamentos, bem como os dados cadastrais dos assinantes. É importante ressaltar que a auditoria de circulação das edições digitais não mensura os acessos do leitor ao conteúdo da edição ou a audiência de websites no tablet, pois a aferição é focada na circulação paga da publicação, da mesma forma que acontece com os meios impressos.


Já existe no Brasil outra empresa que faça auditoria em edições digitais ou o IVC é a única?

O IVC é o pioneiro na América Latina e único no Brasil.


Quais os veículos e plataformas atualmente auditadas pelo IVC?

O IVC audita os principais jornais, revistas e websites do Brasil. Auditamos também publicações digitais e a audiência em desktop, tablet e smartphone. Mais recentemente, o IVC lançou os serviços de auditoria para eventos, aplicativos e web radio. Ou seja, qualquer empresa que produza conteúdo e precise de métricas para comercializar seus espaços, pode contar com a auditoria do IVC. Confira todas as auditorias aqui


Quanto custa associar ao IVC?

Para editores, há uma mensalidade conforme o tamanho da circulação do veículo somada às despesas referentes a auditoria.
Agências de Propaganda, Anunciantes e Assinantes também pagam uma contribuição mensal para ter acesso aos dados do IVC, detalhados em todas as plataformas, de acordo com a abrangência geográfica escolhida (Estadual, Regional ou Nacional).
Para conhecer as tabelas de mensalidades, selecione sua categoria em nossa home, dentro de ASSOCIE-SE.


Existem planos de incentivo do IVC para pequenas agências terem acesso às informações?

Sim. Oferecemos condições especiais para as agências certificadas nos grupos 5, 6 e 7 do CENP (Conselho Executivo das Normas-Padrão), que significam descontos de 50% sobre o valor normal, de modo a incentivar o emprego de dados técnicos pelas agências de menor porte. Além disso, é importante destacar que o IVC é um dos institutos credenciados pelo CENP e que a aquisição de nossos dados contribui para a certificação da agência e para cumprimento das Normas-Padrão. Para conhecer melhor essas condições e os benefícios ligue para o IVC: (11) 3287-0028 ou 3287-0042.